quarta-feira, 14 de setembro de 2011

AGORA É OFICIAL: CAIU A EXIGÊNCIA DE CARTEIRA "E" PARA REBOCAR TRAILER !!!!!





Meus amigos,

Recebi há pouco a confirmação de que agora é realmente oficial: finalmente nós poderemos nos igualar ao resto do mundo no quesito habilitação para rebocar trailers, na qual era absurdamente exigida uma categoria onde era necessário fazer provas com carretas e até curso de transportes de produtos perigosos, a famosa "E", o que restringiu em muito e por décadas a principal característica dos nossos equipamentos: a mobilidade.
Infelizmente por inclusão dessa exigência na reforma do Código Brasileiro de Trânsito, muitos trailers acabaram se tornado verdadeiras "rodas quadradas", já que além de ser bastante onerosa, a mudança de categoria exigia muitos exames adicionais e tempo dispendido para ser corretamente habilitado.
Nossas autoridades também cumpriam à risca o seu papel de fiscalização quando se tratava de encontrar alguém rebocando o seu trailer, o que acabou gerando a raridade que se tornou ver um trailer circulando em qualquer local do território nacional...
Mas depois de muita luta, finalmente em Julho passado passou a emenda da lei 7127/2002 que corrige essa verdadeira "aberração", e agora somente equipamentos com mais de seis toneladas de PBT (Peso Bruto Total) exigem apresentação da categoria "E", deixando praticamente os trailers e reboques livres dessa exigência.
Veja uma reportagem sobre o assunto feita pelo nosso grande amigo Marcos Pivari do site Macamp:

http://www.macamp.com.br/_Diversos/materias/1031-Aprov7127.htm


Pois é meus amigos, agora está na hora de revisar seu trailer e colocá-lo na estrada sem medo de ser feliz, e FINALMENTE !!!

Um Turiscar abraço !!!


Nenhum comentário: